Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ilustração de Moda com Aquarela


A tinta aquarela costuma ser a preferida de muitos designers por ser muito prática e pelos incríveis efeitos que produz; pode ser usada para acrescentar uma cor sutil em ilustrações feitas apenas com grafite ou caneta preta, mas também são excelentes para criar efeitos de transparência, texturas e estampas.
 
Confesso que essa não é a minha técnica predileta, mas costumo usar muito quando quero um efeito mais suave e menos chapado nas ilustrações.
 
Um bom exemplo do que estou falando é o desenho de capa do blog, a técnica utilizada foi aquarela, pois eu queria um efeito colorido porém suave.
 
Aquarelas são vendidas em tubo ou em pastilhas; quando se procura durabilidade, as pastilhas são as
mais indicadas, mas quando o interesse é por praticidade sem dúvidas as mais recomendadas são as aquarelas em tubo. É importante usar o papel adequado para este tipo de material já que ele receberá uma certa quantidade de água em sua superfície para espalhar a cor, pincéis de boa qualidade, além da tinta que deve ser de uma marca boa para um efeito profissional.
 
Além de um papel especial e tintas de qualidade, outros acessórios são indispensáveis para se trabalhar com aquarela:
  • Bons Pincéis
    • orelha de boi
    • pêlo de marta
    • pêlo de pônei
Obs. Os pincéis tipo pêlo de marta são os mais macios, por isso são os mais recomendável para a pintura aquarela.
  • Godê: Serve para separar as cores que irá utilizar. Além do godê mantenha sempre um copo descartável com água limpa e um paninho ou guardanapo de papel para limpar e secar os
    pincéis.

  

Para colorir uma ilustração de moda utilizando a técnica Aquarela comece pelo risco do desenho, o acabamento vem depois. Após definir os traços principais da ilustração faça a coloração da pele.
Para colorir a pele eu costumo usar lápis aquarelável cores 83 e 89 da linha básica da Faber Castell.



Agora vamos ao acabamento, cada detalhe requer um cuidado particular, para os olhos e a boca normalmente uso o lápis bem apontado ou caneta colorida de ponta fina.
O segredo da aquarela é saber diluir bem e distribuir essa coloração na extensão do desenho.
Para colorir o vestido da ilustração acima, comecei pelo vermelho, com um pincel bem fino, as flores foram desenhadas com traços simples.

 
Depois vá colorindo o meio do vestido preenchendo o espaço com a cor desejada, no meu caso utilizei o azul, finalize com um pouco da mesma cor um pouco mais concentrada para criar sombras e volumes na figura.



Dica importante para um bom resultado nas ilustração com essa técnica: é preciso saber dosar a quantidade do produto utilizado pois pode acabar pecando pelo excesso.

Estampa de Onça com aquarela

A estampa de onça é a mais fácil de ser reproduzida no desenho, e a forma mais fácil de conseguir um efeito legal é com aquarela.

 

 Outras Ilustrações com Aquarela

                          

 Beijos e até a próxima.
,
 

Um comentário:

  1. Muito legal Cris, gostei muito, valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir