Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Diferenças entre Desenho de Moda e Ilustração

Muita gente confunde os conceitos de Ilustração de Moda  do Desenho de Moda propriamente dito, e engana-se quem acredita que para estudar moda é preciso ter domínio das técnicas de desenho.
A discussão que quero trazer hoje é sobre as principais diferenças entre Desenho de Moda e Ilustração de Moda e onde se aplicam cada um deles.


O Desenho de Moda é a forma mais comum que os Estlistas utilizam para representar as peças a serem confeccionadas, facilitando o entendimento da criação, nessa fase o destaque deve ser a própria roupa,  não a figura em sí. O Desenho de Moda pode ser representado através de um Croqui ou do Desenho Planificado (Ficha Tecnica) e ambos têm o intuito de representar uma criação.
O Croqui é uma forma figurativa de traduzir rapidamente as idéias do estilista e geralmente não trazem tantas informações sobre a peça a ser confeccionada, pois esta geralmente ainda está sendo estudada, o Desenho Técnico,   por sua vez, transfere as idéias esboçadas pelo Estilista no Croqui, para uma Ficha Técnica juntamente com todas as informações Necessária para a Confecção da Peça, como detalhes de costura e Modelagem, tecidos, aviamentos, tamanho, etc.




Croqui da roupa de correntes usada por
Lady Gaga no clip da música "Telephone",
criada pela dupla Victor&Rolf
  
Cenas do Clip  "Telephone"

Croqui do estilista Lino Villaventura
  
 
Croquido estilida Ronaldo Fraga
Desenho planificado em ficha técnica: http://www.usefashion.com.br/

Já a Ilustação de Moda  é a expressão artística de um Conceito ou Idéia de Moda, por este motivo não há regras, restrições ou maneiras específicos para se trabalhar, tudo depende da criatividade do Ilustrador.
Segundo a Enciclopédia digital Weekpedia "Uma ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir adesenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração".



Ilustração de Kareem Iliya 
Técnica: Auqarela
Ilustração de  Sandra Suy
Técnica: Aquarela

Ilustração de Jason Brooks
http://www.jason-brooks.com/
Ilustração deArturo Elena
http://www.arturoelena.com/

Ilustração de James Dignan
Capas comemorativas dos 50 anos da Vogue 

Mas não se preocupe se você não tem habilidades para o desenho, o mercado de moda oferece muitas outras oportunidades de trabalho, como Modelista, Jornalista de Moda, Produção de Eventos e até mesmo Estilista, uma vez que a principal exigência para exercer essa profissão é a criatividade e a capacidade de interpretar as tendências para criar coleções de roupas e/ou acessórios para Moda.
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário